18.12.20

PARABÉNS!!!!


Ontem, dia 17 de dezembro, foi um dia muito especial para todo o agrupamento. Vários docentes e alunos da FMSI do AERT3, que já tinham ganho 42 selos nacionais, foram galardoados com 23 selos europeus que certificaram a qualidade do seu trabalho. A BE da ESRT regozija-se por ter contribuído para o início de alguns destes projetos, permitindo o trabalho colaborativo e cooperativo entre a BE, os professores das diferentes escolas do agrupamento e, ainda, os alunos de diferentes níveis de ensino.




 

16.12.20

É Natal, é Natal

Natal, e não Dezembro

Entremos, apressados, friorentos,
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio,
no prédio que amanhã for demolido…
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos, e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se Dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.

Entremos, dois a dois: somos duzentos,
duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
a cave, a gruta, o sulco de uma nave…
Entremos, despojados, mas entremos.
Das mãos dadas talvez o fogo nasça,
talvez seja Natal e não Dezembro,
talvez universal a consoada.

David Mourão-Ferreira, em ‘Cancioneiro de Natal’.

Chegou a época natalícia, portanto, na ESRT, com todas as precauções necessárias, também se comemora o Natal! Queremos fazer chegar o Natal a todos e, por isso, decoramos a escola, recolhemos alimentos, roupa e brinquedos para dar aos mais carenciados. 

Decoração de Natal na BE da ESRT





11.12.20

Concurso Internacional de Tradução Juvenes Translatores

O projeto Traduzir é Conhecer apresentou a candidatura da nossa Escola à participação no Concurso Internacional de Tradução Juvenes Translatores, promovido pela Comissão Europeia/Parlamento Europeu, como aliás já vem sendo hábito em anos anteriores. Este ano a nossa Escola foi uma das 21 selecionadas em Portugal, pelo que no dia 26 de novembro realizou-se no Centro de Recursos da ESRT o referido Concurso, com a participação de 5 alunos nascidos no ano 2003.





30.11.20

Dia da segurança do computador

 No dia do computador a BE da ESRT passou o vídeo sobre segurança informática para que os nossos jovens possam saber guardar as suas passwords e salvaguardar a sua identidade.




5.11.20

Halloween na BE da ESRT

O Halloween foi comemorado por todos na ESRT de diferentes formas, sobretudo nesta altura de pandemia.

Os alunos do 9º A realizaram um DAC, resultado da articulação curricular entre diferentes disciplinas e a biblioteca escolar, cujo resultado final permitiu decorar a BE da ESRT à altura de um bonito Halloween.
Os alunos do 10ºI e do 12ºG, orientados pela professora Alexandra Pinto, decoraram a montra da Biblioteca com ilustrações fabulosas.



29.10.20

Concurso Nacional de Leitura

A participação no Concurso Nacional de Leitura tem como objetivos estimular a leitura enquanto prática de conhecimento e de lazer entre os jovens e, ainda, dar a conhecer autores de língua portuguesa e estrangeira de diversas gerações e estilos literários. A participação no concurso destina-se aos alunos do 1o, 2o, 3o ciclo do Ensino Básico (4o, 5o, 6o,7o, 8o e 9a anos de escolaridade) e do Secundário (10o, 11o e 12o ano de escolaridade), do AERT3 





16.10.20

Dia Mundial da Alimentação


Roda dos alimentos realizada pelos alunos Da Sala de Desenvolvimento do Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Secundária de Rio Tinto.

Onda Rosa 2020

Segunda-feira, 19 de outubro, o Grupo de Mentoria, em articulação com a BE,
irá dar início às atividades da Onda Rosa em toda a escola, anunciando às turmas de 3.º ciclo o concurso de cartazes relacionados com o cancro da mama, que terá um primeiro, segundo e terceiro prémios para os três melhores cartazes.
 
As regras de participação estarão publicadas em ambas as redes sociais.
Participem:  

Instagram

Facebook

15.10.20

"I don't see you, you see me" - International Day of the White Cane

 No âmbito do projeto "I don't see you, you see me"  alunos e professores do agrupamento foram convidados a juntarem-se aos invisuais e aos parcialmente invisuais na celebração do seu dia, o International Day of the White Cane, que se celebra hoje, dia 15 de Outubro. Como não poderia deixar de ser, a BE da ESRT também deu o seu contributo!

 



13.10.20

Climate Change Project

Habituados a desafios, professores e alunos do AERT3 integraram mais um pprojeto internacional, o Climate Change Project. Este projeto todas as semanas lança desafios e o desta semana era a realização de um vídeo relacionado com as alteraçãoes climáticas. Visto este ser um projeto tão interessante e, desafiados pelas colegas da escola FMSI, a equipa que integra a BE da ESRT desenvolveu este vídeo para poder alertar para os benefícios das empresas que pensem na sustentabilidade do planeta.

Sendo esta causa tão nobre, atreves-te a partilhar o vídeo e assim contribuir para um planeta mais sustentável?

O que te parece?

 



Green Europe. Education. Abilities

LIVE GREEN & RESPECT NATURE!🇷🇴🇵🇹🇱🇹🇹🇷🇲🇰

Olá a todos! É com muita alegria que comunicamos que hoje, em parceria com o projeto Erasmus+ KA2 e 4 países europeus (Turquia, Roménia, Lituânia e Macedónia do Norte), foi lançado oficialmente o projeto de ecologia designado por: Green Europe. Education. Abilities. A biblioteca da ESRT integra este projeto e desafia-te a fazeres parte dele. Atreves-te?

Apresentação do Projeto

Passa pela nossa página do Facebook, deixa o teu like e sabe mais sobre o nosso projeto!


2.10.20

3 de outubro de 2020 – 30 anos de Reunificação Alemã

Exposição comemorativa na tua Biblioteca Escolar e na Learning Street da ESRT

O dia 03 de outubro é o principal feriado nacional na Alemanha e celebra a reunificação do país. Este feriado é comemorado desde 1990, quando – após estar dividida por mais de 40 anos – a Alemanha voltou a ser uma só. Foi nesta data que entrou em vigor o tratado de reunificação do país que permitiu que o território que compunha a Alemanha Oriental fosse incorporado pela Alemanha Ocidental e que Berlim voltasse a ser a capital da Alemanha. Esta data marca também o fim dos conflitos da Guerra Fria.
A comemoração oficial acontece todos os anos na noite de 02 para 03 de outubro em frente ao Reichstag onde à meia noite se festeja a reunificação do país com fogo de artifício.


1.10.20

MIBE

 Estás preparado?

Chegou o MIBE! O Mês Internacional da Biblioteca Escolar .

Temos inúmeros desafios para ti. Procura-nos na BE da ESRT e aceita o desafio que temos para te propor!

Estamos à tua espera.    


24.9.20

Poesia em tempos de Pandemia

                       E
         Distânci@a
                       D

A propósito do estudo do poema “Descalça vai para a fonte, / Leonor pela verdura”, de Luís de Camões, os alunos das turmas B, C e D do 8.º ano (no ano letivo 2019/2020), durante o período de isolamento social, foram desafiados escrever poemas a partir dos motes: “De chinelos estou nas aulas…” e “De pijama estou nas aulas…”.

Eis o que os poetas então escreveram sobre as suas experiências do Ensino a Distância.





4.6.20

E@D, Aprendizagem de Proximidade


Hoje no nosso blogue publicamos um texto elaborado pelos professores de Educação Especial que continuam a desenvolver um trabalho brilhante com os alunos da Sala de Desenvolvimento do Centro de Apoio à Aprendizagem do AERT3 (CAA).

O contexto de pandemia da COVID-19 obrigou-nos a alterar em grande medida o nosso dia-a-dia. Desde os hábitos sociais até aos métodos e locais de trabalho.
Desde março que é assim. Numa lógica de sobrevivência e proteção, confinámo-nos sob a orientação do Estado. Quase de um dia para o outro, fomos obrigados a "mudar" da sala da Escola para a da casa de cada Aluno e de cada Professor. Temos trocado o apertar dos lápis, canetas e pincéis pelo bater dos dedos no teclado do computador. Ironicamente, aquele aparelho tantas vezes ostracizado porque podia, está claro, desorientar o fio condutor e o objetivo da aula presencial – o telemóvel – tornou-se também um dos nossos principais aliados no processo de ensino-aprendizagem, ao ponto de nos aproximar, mesmo estando distantes. Quem diria!
Tem sido assim, com o uso do telemóvel e tirando partido das possibilidades do WhatsApp, que professores e alunos da Sala de Desenvolvimento do Centro de Apoio à Aprendizagem do AERT3 (CAA) têm conseguido explorar e argumentar sobre variados temas e os alunos têm continuado a desenvolver competências de escrita, a poder ser mais autónomos na pesquisa e na concretização das tarefas. Em suma, as competências digitais têm sido ponto de partida para desenvolver as de autonomia pessoal e social. Algumas vezes com dificuldades, também não o negamos.
Estamos sempre a tentar rentabilizar as novas tecnologias no sentido de aproximar e valorizar as aprendizagens dos nossos alunos. Foi assim que, sob o pretexto dos temas “liberdade” (associada a uma aula sobre o 25 de abril de 1974) e “importância da família” (Dia Internacional da Família), foram reunidas algumas das suas reflexões em cartazes realizados online através da aplicação Spark Post.
Partilhamos, agora no blogue, 2 desses cartazes. Porque partilhar aprendizagens é aproximar.





Helena Pereira, Lurdes Vieira e Rui Silva 

29.5.20

Dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança



No dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. A professora Manuela Vieira, que faz parte da equipa da Biblioteca Escolar e que muito tem contribuido para a realização de dferentes atividades, fez mais um cores com texto, desta vez dedicado aos direitos das crianças. A BE da ESRT faz questão de o deixar online, neste blogue, para que nunca nos esqueçamos quer dos direitos das crianças, quer da importância do seu crescimento saudável para a nossa sociedade.


18.5.20

JURADA POR UM DIA - EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2020 ROCKS!


A aluna Açucena Alijaj, nº1, do 7º ano, da turma D, da ESRT, inscreveu-se e fez parte do maior júri jovem de cinema do mundo para escolher o filme vencedor do EFA: Young Audience Award 2020. Este ano, o evento foi realizado numa versão totalmente online, no domingo dia 26 de Abril.

Em baixo, deixamos o texto da aluna com o seu fantástico relato sobre esta experiência.




JURADA POR UM DIA - EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2020 ROCKS!

Aceitei o desafio da Biblioteca do Agrupamento de Escolas nº 3 de Rio Tinto e registei-me como jurada do EFA Young Audience Award 2020. Numa época de fecho de quase tudo, de confinamento obrigatório e de adiamento de tantas atividades, este desafio veio na hora certa. Graças à Academia Portuguesa de Cinema (através da atriz Carla Chambel, que afincadamente nos brindou com simpatia e profissionalismo) e da European Film Academy, organizadora do evento, este teve a sua 9ª edição online. Realizou-se através de plataformas VoD para o efeito e juntou profissionais do cinema e jurados de 32 países europeus, entre os 12-14.
Foram muitos os filmes selecionados para o prémio, destacando-se três que, depois de visualizados pelos jurados (nós), tiveram de ser analisados e debatidos em casa e online. De entre eles, foi selecionado o vencedor. O apoio por parte da Academia Portuguesa de Cinema foi constante – sou uma jurada novata nisto tudo e nunca me senti perdida nem deslocada. Os 59 jurados portugueses reuniram em videoconferência duas vezes e esclareceram dúvidas, fizeram sugestões e sobretudo debateram aspetos dos filmes a concurso.
 A escolha foi difícil. No dia 26 de abril, depois de uma semana de muita reflexão e visionamento de filmes – entre tarefas escolares e alguns momentos só para mim – eu e os mais de 2000 jurados europeus tivemos de decidir. Quando elegi o filme “My Brother Chases Dinosaurs” de Stefano Cipani - que veio a ser o vencedor do prémio – fi-lo porque preencheu todos os requisitos daquilo que é um bom filme para a minha faixa etária.
Fiquei dividida em alguns momentos entre filmes, mas recolhi da sua visualização aspetos relevantes que guardei comigo: com “Rocca Changes the World” de Katja Benrath, reconheci que independentemente daquilo que te possa acontecer de negativo, deves guardar as coisas boas e avançar com a vida; através de “My Extraordinary Summer with Tess” de Steven Wouterlood, refleti que enquanto estivermos vivos devemos colecionar memórias felizes com aqueles que amamos; finalmente, do filme vencedor, prevaleceu a ideia de que não podemos esperar que o mundo nos ame tal qual nós somos, se não formos capazes de amar as pessoas, independentemente das suas imperfeições.
Esta experiência, ainda que tenha sido online, foi dinâmica e divertida e espero vir a repeti-la no futuro, numa sala de cinema. Deixo-vos os links do site do YAA e a Cerimónia Livestream EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2020. Votos de muito e bom cinema nas nossas vidas!
Açucena Alijaj, nº1, 7ºD, ESRT

Dia Internacional dos Museus

o Plano Nacional de Leitura 2027 associou-se à comemoração do Dia Internacional dos Museus, convidando Museus, Fundações, Casas-Museu de Escritores, Galerias de Arte e outros espaços culturais a participarem na sua iniciativa Curadoria de Leituras.

Os interessados deverão consultar o programa aqui.

12.5.20

Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa pelos alunos do 10ºO da ESRT


A turma do 10ºO  foi convidada pela Embaixada dos EUA em Portugal a participar numa atividade, na qual a Conselheira Adjunta para a Imprensa, Educação e Cultura, Krystle Norman falou com os alunos  de diversas escolas, sobre a Importância de celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa  e também sobre o programa de ensino de línguas do FSI - Foreign Service Institute do Departamento de Estado Americano, a estratégia para além do investimento no programa, dando tambem exemplos do porquê de terem uma parte do corpo diplomático fluente em português de forma a fortalecer a amizade EUA-Portugal. A Conselheira optou pelo Português durante a conversa com os alunos e apenas na parte final de Perguntas/Respostas respondeu em Inglês. Desta forma trabalharam as duas línguas sempre #SIDEBYSIDE


Em seguida fica o texto que a aluna Catarina Silva, do 10º O, da ESRT, escreveu em nome da turma:


“A minha pátria é a língua portuguesa”

No dia cinco de maio de dois mil e vinte, cento e cinquenta e cinco participantes, entre alunos e professores de escolas de norte a sul de Portugal, reuniram-se numa palestra na plataforma Zoom. Assim, celebraram, em conjunto, o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, consagrado pela UNESCO.
A diplomata Krystle Norman foi quem orientou a palestra, abordando, como tema central, a crescente importância da língua portuguesa. Inicialmente, começou por referir que há um interesse cada vez maior por parte dos estudantes americanos em aprender português, impulsionado pela curiosidade de descobrir novas culturas. Krystle elucidou também os participantes acerca da dificuldade de aprender este idioma, mencionando os vários métodos a que recorreu. Por fim, foi proporcionado um momento de interação, em que os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões à diplomata e partilhar ideias, o que contribuiu para o caráter enriquecedor deste momento.
“A minha pátria é a língua portuguesa”, assim escreveu Fernando Pessoa. No célebre dia cinco de maio, esta frase fez mais sentido do que nunca. A língua lusófona faz parte da identidade de mais de duzentos e sessenta milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo, servindo como um instrumento de união e comunicação entre os diferentes povos.  
Para mim, esta palestra foi uma forma interessante de homenagear a nossa língua-mãe, a língua portuguesa. Do mesmo modo, a celebração deste dia vem relembrar-nos da beleza e da grandiosidade de uma língua carregada de história e de emoções. Uma língua que honra o passado, glorifica o presente e espelha o futuro.

5.5.20

"Cântico Negro" de José Régio por Pedro Lamares | Prémio Autores

Para terminar de comemorar o dia mundial da Língua Portuguesa em beleza😉


Dia Mundial da Língua Portuguesa
Em novembro de 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) definiu o dia 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.  É uma língua utilizada por mais de 265 milhões de falantes e é a mais utilizada, ou falada, no Hemisfério Sul. 
O português é língua oficial de nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


Visita o site do Instituto Camões e realiza alguns dos seus inúmeros jogos online, temos a certeza de que vais gostar!

4.3.20

Semana da Leitura 2020

Entre 9 e 13 de março, comemora-se a leitura e o leitor!



Passatempo do Instagram #estoualer - De 9 a 13 de março
Regulamento
1. Como participar
1.1. Tirar uma fotografia do (a) próprio (a) ou de alguém a ler, sem mostrar rostos ou marcas.
1.2. Publicar a foto na sua galeria do Instagram, devendo o perfil da conta ser público.
1.3. Identificá-la com os hashtags #estoualer e #pnl2027.
1.4. Cada participante pode candidatar-se com mais do que uma fotografia.
2. Os participantes garantem que as fotos submetidas são da sua autoria, inéditas, não pertencendo nem violando direitos de terceiros, designadamente de imagem e de propriedade intelectual.

3. Ao longo da Semana da Leitura, de 9 a 13 de março, o PNL2027 irá partilhar no seu Instagram as fotos publicadas. A fotografia com mais “Gostos”, em cada dia, será apurada para uma finalíssima, a ocorrer no dia 16 de março.

4. Neste dia, identificar-se-á, de entre as 5 fotografias finalistas, a que tem mais “Gostos” e que será premiada.

5. O(a) autor(a) da fotografia vencedora deverá enviar para pnl@pnl2027.gov.pt os seus contactos para envio do prémio.

6. O prémio a atribuir é constituído por livros e acessórios tecnológicos.

7. Estarão automaticamente desclassificados os participantes que partilhem fotografias que tenham carácter ofensivo, discriminatório ou inadequado.
Boa sorte!





14.2.20

AMOR


O amor é uma das principais emoções do ser humano, que liga as pessoas de várias idades, géneros e religiões. É um sentimento forte, que pode ter múltiplas origens.

Muitas pessoas associam o sentimento de amor aos casais ou namorados, contudo, não existe só este tipo de amor. Ele está presente na família, entre pais e irmãos, e também entre amigos e animais de estimação, por quem nós temos muito carinho. Ao contrário da paixão, que é algo momentâneo e que pode durar pouco tempo, o amor tem de ser construído com muita dádiva de sentimento, respeito e esforço por ambas as partes, fortalecendo os laços da relação amigável, familiar ou conjugal, para que esta se mantenha por mais tempo ou até para sempre.

        Muitas vezes confunde-se a amizade com o amor e, por norma, isto leva a desfechos lamentáveis. Pode dizer-se que este tipo de sentimento refere-se à relação entre pessoas e não entre estas e animais ou objetos.

        Por vezes, este sentimento, quando desenvolvido entre pessoas, torna-se confuso, e só com o desenvolvimento da relação é que se vem a constatar que é realmente amor. No entanto, a confusão é muitas vezes entre amor e paixão, o que pode, de certa forma, transformar-se numa grande desilusão. É natural que haja outras formas de amor, contudo, acho que estas são as principais.

        Para mim, o amor é algo que é trabalhado todos os dias, muitas vezes inconscientemente, que tem várias origens e tipos e que pode durar muitos anos, sendo um sentimento fundamental para a vida e estabilidade do ser humano.

Beatriz Alves Ribeiro
 Nº5 11ºA

3.2.20

Projeto Ler + Jovem


O AERT3 viu a sua candidatura ao projeto Ler + Jovem aprovada e financiada.
Ler + Jovem é um projeto de leitura, desenvolvido em parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL)  e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
O prosseguimento de estudos ou o ingresso no circuito laboral exigem um conjunto de capacidades em que compreensão e interpretação, tomadas no seu sentido mais amplo, se tornam fatores decisivos. Por isso, com este projeto, pretende-se desenvolver as literacias da leitura, da informação e dos media através da leitura e da utilização de equipamentos e recursos digitais, criando um produto apelativo, criativo e inovador que permita atrair os alunos para a obra de Fernando Pessoa.
Através da introdução de dinâmicas acrescidas de lecionação, da criação de novos cenários de aprendizagem e do trabalho articulado e colaborativo entre a biblioteca escolar, as diferentes disciplinas e a comunidade, os alunos de 12º ano do curso de artes visuais irão criar e apresentar quatro vídeos animados sobre poemas de Fernando Pessoa e seus heterónimos, com o objetivo de se facilitar o estudo, a análise e a interpretação da obra do poeta, com o projeto intitulado Ler + Pesso@.


30.1.20

Plano Nacional de Cinema (PNC) no AERT3

Quando a educação, tão velha quanto a humanidade, se encontra com as artes e se deixa alagar por elas, especialmente pela poética do cinema jovem com pouco mais de cem anos, renova sua fertilidade, impregnando-se de imagens e sons (Moreira,2017).



Atualmente, todos os alunos estão totalmente familiarizados com os recursos audiovisuais e com os recursos que a tecnologia proporciona, interagindo facilmente com a linguagem audiovisual. Estes recursos mostram-se atraentes e eficazes, melhorando assim as suas qualidades estratégicas, tais como o interesse, a atenção e concentração, despertando a sua curiosidade e a sua ligação permanente com a tecnologia, tornando-se num processo facilitador da aprendizagem que estimula a imaginação e as capacidades do aluno.

Por este motivo, o AERT3 dinamiza ativamente o PNC, seja em contexto de sala de aula ou fora dela.

Visualização do filme: "O outro lado do arco-íris" pelos alunos do 8ºB, no âmbito da disciplina de Físico Química, em contexto de sala de aula

Visualização do filme: "O grande ditador" por todos os alunos do 9º ano do agrupamento, no cinema Nos no Parque Nascente.

Para a exploração de cada filme foi sempre criado um design educacional com diferentes atividades, com diferentes ferramentas tecnológicas que permitam alcançar os objetivos definidos e que auxiliam a desconstrução de todo o filme nas diferentes etapas (antes, durante e pós-visualização do filme...), analisar o recurso, analisar as diferentes perspetivas e desconstruir toda a sua linguagem.

29.1.20

Concurso Nacional de Leitura


O CNL tem como objetivos estimular a leitura enquanto prática de conhecimento e de lazer entre jovens, bem como dar a conhecer autores da língua portuguesa e estrangeira de diversas gerações e estilos literários. É promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que promove a versão internacional desta iniciativa, a Direção-Geral da Administração Escolar, versão lusófona, e a RTP.

Os destinatários são todos os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos e do Ensino Secundário.

A aluna Sara Silva do 12º ano da turma E, da ESRT, está de parabéns uma vez que foi selecionada, no passado dia 28 de janeiro, após superar com distinção a prova escrita e oral sobre a obra “As estações da vida” de Agustina Bessa-Luís, para ir representar o Concelho de Gondomar, no próximo dia 22 de abril na prova distrital do CNL que decorrerá no auditório municipal de Vila Nova de Gaia.

Ir representar o agrupamento, o concelho e o distrito na final nacional do CNL que terá lugar a 6 de junho em Oeiras é, neste momento, o objetivo da Sara.






22.1.20

Retratos de Dor

"Retratos de Dor" é o nome da exposição que depois de estar presente na Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, encontra-se agora patente na escola sede do AERT3. Esta exposição reúne trabalhos realizados por diversos alunos, de diferentes escolas do concelho e, ainda, da Universidade Sénior de Gondomar. Tem como objetivo apoiar e sensibilizar para o flagelo da violência praticada contra as mulheres em diversos contextos.

16.1.20

Campeonato Nacional de Literacia 3Di


O novo ano trouxe excelentes notícias! Foram selecionados quatro alunos do agrupamento para representarem o seu estabelecimento de ensino na fase distrital do Campeonato Nacional de LITERACIA 3Di.

O Campeonato Nacional de Literacia 3Di é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em quatro dimensões do saber: Matemática, Ciência, Leitura e Inglês, com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual.
Muitos parabéns aos alunos do AERT3 selecionados, a saber:
  - Salome Camoes - 8C (98%) – aluna da ESRT
  - Daniel Martins – 5º3 (79%) – aluno da FMSI
  - Sofia Martins - 5º 3 (76%) - aluno da FMSI
  - Beatriz Pereira - 8º1 (96%) - aluno da FMSI