12.5.20

Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa pelos alunos do 10ºO da ESRT


A turma do 10ºO  foi convidada pela Embaixada dos EUA em Portugal a participar numa atividade, na qual a Conselheira Adjunta para a Imprensa, Educação e Cultura, Krystle Norman falou com os alunos  de diversas escolas, sobre a Importância de celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa  e também sobre o programa de ensino de línguas do FSI - Foreign Service Institute do Departamento de Estado Americano, a estratégia para além do investimento no programa, dando tambem exemplos do porquê de terem uma parte do corpo diplomático fluente em português de forma a fortalecer a amizade EUA-Portugal. A Conselheira optou pelo Português durante a conversa com os alunos e apenas na parte final de Perguntas/Respostas respondeu em Inglês. Desta forma trabalharam as duas línguas sempre #SIDEBYSIDE


Em seguida fica o texto que a aluna Catarina Silva, do 10º O, da ESRT, escreveu em nome da turma:


“A minha pátria é a língua portuguesa”

No dia cinco de maio de dois mil e vinte, cento e cinquenta e cinco participantes, entre alunos e professores de escolas de norte a sul de Portugal, reuniram-se numa palestra na plataforma Zoom. Assim, celebraram, em conjunto, o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, consagrado pela UNESCO.
A diplomata Krystle Norman foi quem orientou a palestra, abordando, como tema central, a crescente importância da língua portuguesa. Inicialmente, começou por referir que há um interesse cada vez maior por parte dos estudantes americanos em aprender português, impulsionado pela curiosidade de descobrir novas culturas. Krystle elucidou também os participantes acerca da dificuldade de aprender este idioma, mencionando os vários métodos a que recorreu. Por fim, foi proporcionado um momento de interação, em que os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões à diplomata e partilhar ideias, o que contribuiu para o caráter enriquecedor deste momento.
“A minha pátria é a língua portuguesa”, assim escreveu Fernando Pessoa. No célebre dia cinco de maio, esta frase fez mais sentido do que nunca. A língua lusófona faz parte da identidade de mais de duzentos e sessenta milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo, servindo como um instrumento de união e comunicação entre os diferentes povos.  
Para mim, esta palestra foi uma forma interessante de homenagear a nossa língua-mãe, a língua portuguesa. Do mesmo modo, a celebração deste dia vem relembrar-nos da beleza e da grandiosidade de uma língua carregada de história e de emoções. Uma língua que honra o passado, glorifica o presente e espelha o futuro.

Sem comentários: