14.2.20

AMOR


O amor é uma das principais emoções do ser humano, que liga as pessoas de várias idades, géneros e religiões. É um sentimento forte, que pode ter múltiplas origens.

Muitas pessoas associam o sentimento de amor aos casais ou namorados, contudo, não existe só este tipo de amor. Ele está presente na família, entre pais e irmãos, e também entre amigos e animais de estimação, por quem nós temos muito carinho. Ao contrário da paixão, que é algo momentâneo e que pode durar pouco tempo, o amor tem de ser construído com muita dádiva de sentimento, respeito e esforço por ambas as partes, fortalecendo os laços da relação amigável, familiar ou conjugal, para que esta se mantenha por mais tempo ou até para sempre.

        Muitas vezes confunde-se a amizade com o amor e, por norma, isto leva a desfechos lamentáveis. Pode dizer-se que este tipo de sentimento refere-se à relação entre pessoas e não entre estas e animais ou objetos.

        Por vezes, este sentimento, quando desenvolvido entre pessoas, torna-se confuso, e só com o desenvolvimento da relação é que se vem a constatar que é realmente amor. No entanto, a confusão é muitas vezes entre amor e paixão, o que pode, de certa forma, transformar-se numa grande desilusão. É natural que haja outras formas de amor, contudo, acho que estas são as principais.

        Para mim, o amor é algo que é trabalhado todos os dias, muitas vezes inconscientemente, que tem várias origens e tipos e que pode durar muitos anos, sendo um sentimento fundamental para a vida e estabilidade do ser humano.

Beatriz Alves Ribeiro
 Nº5 11ºA

Sem comentários: