18.5.20

JURADA POR UM DIA - EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2020 ROCKS!


A aluna Açucena Alijaj, nº1, do 7º ano, da turma D, da ESRT, inscreveu-se e fez parte do maior júri jovem de cinema do mundo para escolher o filme vencedor do EFA: Young Audience Award 2020. Este ano, o evento foi realizado numa versão totalmente online, no domingo dia 26 de Abril.

Em baixo, deixamos o texto da aluna com o seu fantástico relato sobre esta experiência.




JURADA POR UM DIA - EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2020 ROCKS!

Aceitei o desafio da Biblioteca do Agrupamento de Escolas nº 3 de Rio Tinto e registei-me como jurada do EFA Young Audience Award 2020. Numa época de fecho de quase tudo, de confinamento obrigatório e de adiamento de tantas atividades, este desafio veio na hora certa. Graças à Academia Portuguesa de Cinema (através da atriz Carla Chambel, que afincadamente nos brindou com simpatia e profissionalismo) e da European Film Academy, organizadora do evento, este teve a sua 9ª edição online. Realizou-se através de plataformas VoD para o efeito e juntou profissionais do cinema e jurados de 32 países europeus, entre os 12-14.
Foram muitos os filmes selecionados para o prémio, destacando-se três que, depois de visualizados pelos jurados (nós), tiveram de ser analisados e debatidos em casa e online. De entre eles, foi selecionado o vencedor. O apoio por parte da Academia Portuguesa de Cinema foi constante – sou uma jurada novata nisto tudo e nunca me senti perdida nem deslocada. Os 59 jurados portugueses reuniram em videoconferência duas vezes e esclareceram dúvidas, fizeram sugestões e sobretudo debateram aspetos dos filmes a concurso.
 A escolha foi difícil. No dia 26 de abril, depois de uma semana de muita reflexão e visionamento de filmes – entre tarefas escolares e alguns momentos só para mim – eu e os mais de 2000 jurados europeus tivemos de decidir. Quando elegi o filme “My Brother Chases Dinosaurs” de Stefano Cipani - que veio a ser o vencedor do prémio – fi-lo porque preencheu todos os requisitos daquilo que é um bom filme para a minha faixa etária.
Fiquei dividida em alguns momentos entre filmes, mas recolhi da sua visualização aspetos relevantes que guardei comigo: com “Rocca Changes the World” de Katja Benrath, reconheci que independentemente daquilo que te possa acontecer de negativo, deves guardar as coisas boas e avançar com a vida; através de “My Extraordinary Summer with Tess” de Steven Wouterlood, refleti que enquanto estivermos vivos devemos colecionar memórias felizes com aqueles que amamos; finalmente, do filme vencedor, prevaleceu a ideia de que não podemos esperar que o mundo nos ame tal qual nós somos, se não formos capazes de amar as pessoas, independentemente das suas imperfeições.
Esta experiência, ainda que tenha sido online, foi dinâmica e divertida e espero vir a repeti-la no futuro, numa sala de cinema. Deixo-vos os links do site do YAA e a Cerimónia Livestream EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2020. Votos de muito e bom cinema nas nossas vidas!
Açucena Alijaj, nº1, 7ºD, ESRT

Sem comentários: