6.6.24

Tertúlia/Palestra com a "aventureira" Eva Martins

 No dia 21 de Maio, pelas 10:50h, teve lugar no Auditório Pequeno da nossa escola uma Tertúlia/Palestra dinamizada pela "aventureira", também professora, Eva Martins, organizada pela professora Adelina Martins em colaboração com a Biblioteca.


A professora Eva Martins partilhou as suas aventuras, promovendo hábitos e estilos de vida saudável com profunda ligação à natureza, em geral, e às montanhas e terras altas, em particular. A tertúlia desenvolveu-se em tom de conversa amigável, com imensas intervenções por parte dos alunos das turmas F e G do 10º ano.


 


Através da visualização de fotografias e vídeos, foram apresentados locais remotos como o EBC – Everest Base Camp, o Kilimanjaro, o Atlas, a GR20 na Córsega, os Picos da Europa, o Grand Canyon, várias rotas dos Caminhos de Santiago, entre outros. Os alunos puderam interagir com objetos pessoais da professora Eva, onde se destacam os bastões de trekking, a tenda que a acompanha sempre, o pequeno fogão e a botija de gás onde cozinha quando acampa e algumas bandeiras que trouxe das suas viagens. Questões como "Há quantos anos começou a fazer Trekkings em Média e Alta Montanha? Qual é o tipo de preparação física que faz para suportar a intensidade dos Trekkings? Quais as montanhas preferidas? Tem algum tipo de medo?" foram levantadas e respondidas cuidadosamente.



Os alunos ouviram as suas descrições de aventuras desafiantes, num testemunho muito pessoal que desvaloriza uma vida de excesso de bens materiais e enaltece a importância do contacto com a Natureza no seu estado mais puro e simples, a valorização do autoconhecimento, da superação, da introspeção e a procura do bem-estar emocional, psicológico e físico.


 


A expressão da professora "Tenho dentro de mim um Ferrari!" ilustra bem a ideia de que o maior valor de cada ser humano deve estar no seu interior, resultado das experiências e vivências com significado da sua vida.
 

Foi uma tertúlia emocional e visual, que fez pensar, questionar e que contribuirá, com certeza e esperança, para um maior respeito pelo nosso planeta e pelo ser humano. Os alunos demonstraram interesse e curiosidade em explorar um pouco mais o planeta que habitam.



Sem comentários: