No passado dia 16 de novembro, a turma do 11ºC da Escola Secundária de Rio Tinto preparou uma atividade de reflexão filosófica a dinamizar com os alunos do 9.º D, no âmbito do Dia da Filosofia.
A atividade teve início com o visionamento da curta metragem “Cuerdas” que conta a história de Maria e Nicolas, duas crianças que vivem num orfanato. Maria é uma menina divertida e perspicaz enquanto Nicolas é um menino com paralisia cerebral. A história mostra de uma maneira sensível como Maria, ao contrário dos colegas, se aproxima do rapaz incluindo-o nas suas brincadeiras.
Após o visionamento da curta metragem, os alunos foram confrontados com o significado da expressão “responsabilidade pelo outro”, à qual associaram palavras como "empatia", "solidariedade", "amizade", "respeito", "humano", entre outras. De seguida, a turma tentou responder a algumas perguntas como, por exemplo, “O que significa ser responsável por alguém?”, “O que levou a Maria a tratar o menino daquela forma?”, “Se estivesses na situação da Maria farias o mesmo?” ou “Devemos ser responsáveis pelos outros?”.
"Saudade", "memória", "amigos para sempre" ou "marca para vida" foram algumas das palavras e expressões que os alunos mais jovens associaram ao facto de a Maria ter guardado uma das cordas que usava para brincar com Nicolas.
Para finalizar a atividade, a turma do 9º ano foi desafiada a escrever uma frase sobre o tema “Aceita a diferença” em que surgiram frases interessantes como “Não somos todos iguais, mas todos temos o nosso valor”.
Reportagem realizada por:
Ana Ferro, Ana Cardoso, Ana Sofia Pereira, Carolina Costa, Catarina Cunha, Diogo Loureiro, Francisco Monteiro e Maria Silva.
Sem comentários:
Enviar um comentário