29.5.20

Dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança



No dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. A professora Manuela Vieira, que faz parte da equipa da Biblioteca Escolar e que muito tem contribuido para a realização de dferentes atividades, fez mais um cores com texto, desta vez dedicado aos direitos das crianças. A BE da ESRT faz questão de o deixar online, neste blogue, para que nunca nos esqueçamos quer dos direitos das crianças, quer da importância do seu crescimento saudável para a nossa sociedade.


18.5.20

JURADA POR UM DIA - EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2020 ROCKS!


A aluna Açucena Alijaj, nº1, do 7º ano, da turma D, da ESRT, inscreveu-se e fez parte do maior júri jovem de cinema do mundo para escolher o filme vencedor do EFA: Young Audience Award 2020. Este ano, o evento foi realizado numa versão totalmente online, no domingo dia 26 de Abril.

Em baixo, deixamos o texto da aluna com o seu fantástico relato sobre esta experiência.




JURADA POR UM DIA - EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2020 ROCKS!

Aceitei o desafio da Biblioteca do Agrupamento de Escolas nº 3 de Rio Tinto e registei-me como jurada do EFA Young Audience Award 2020. Numa época de fecho de quase tudo, de confinamento obrigatório e de adiamento de tantas atividades, este desafio veio na hora certa. Graças à Academia Portuguesa de Cinema (através da atriz Carla Chambel, que afincadamente nos brindou com simpatia e profissionalismo) e da European Film Academy, organizadora do evento, este teve a sua 9ª edição online. Realizou-se através de plataformas VoD para o efeito e juntou profissionais do cinema e jurados de 32 países europeus, entre os 12-14.
Foram muitos os filmes selecionados para o prémio, destacando-se três que, depois de visualizados pelos jurados (nós), tiveram de ser analisados e debatidos em casa e online. De entre eles, foi selecionado o vencedor. O apoio por parte da Academia Portuguesa de Cinema foi constante – sou uma jurada novata nisto tudo e nunca me senti perdida nem deslocada. Os 59 jurados portugueses reuniram em videoconferência duas vezes e esclareceram dúvidas, fizeram sugestões e sobretudo debateram aspetos dos filmes a concurso.
 A escolha foi difícil. No dia 26 de abril, depois de uma semana de muita reflexão e visionamento de filmes – entre tarefas escolares e alguns momentos só para mim – eu e os mais de 2000 jurados europeus tivemos de decidir. Quando elegi o filme “My Brother Chases Dinosaurs” de Stefano Cipani - que veio a ser o vencedor do prémio – fi-lo porque preencheu todos os requisitos daquilo que é um bom filme para a minha faixa etária.
Fiquei dividida em alguns momentos entre filmes, mas recolhi da sua visualização aspetos relevantes que guardei comigo: com “Rocca Changes the World” de Katja Benrath, reconheci que independentemente daquilo que te possa acontecer de negativo, deves guardar as coisas boas e avançar com a vida; através de “My Extraordinary Summer with Tess” de Steven Wouterlood, refleti que enquanto estivermos vivos devemos colecionar memórias felizes com aqueles que amamos; finalmente, do filme vencedor, prevaleceu a ideia de que não podemos esperar que o mundo nos ame tal qual nós somos, se não formos capazes de amar as pessoas, independentemente das suas imperfeições.
Esta experiência, ainda que tenha sido online, foi dinâmica e divertida e espero vir a repeti-la no futuro, numa sala de cinema. Deixo-vos os links do site do YAA e a Cerimónia Livestream EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2020. Votos de muito e bom cinema nas nossas vidas!
Açucena Alijaj, nº1, 7ºD, ESRT

Dia Internacional dos Museus

o Plano Nacional de Leitura 2027 associou-se à comemoração do Dia Internacional dos Museus, convidando Museus, Fundações, Casas-Museu de Escritores, Galerias de Arte e outros espaços culturais a participarem na sua iniciativa Curadoria de Leituras.

Os interessados deverão consultar o programa aqui.

12.5.20

Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa pelos alunos do 10ºO da ESRT


A turma do 10ºO  foi convidada pela Embaixada dos EUA em Portugal a participar numa atividade, na qual a Conselheira Adjunta para a Imprensa, Educação e Cultura, Krystle Norman falou com os alunos  de diversas escolas, sobre a Importância de celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa  e também sobre o programa de ensino de línguas do FSI - Foreign Service Institute do Departamento de Estado Americano, a estratégia para além do investimento no programa, dando tambem exemplos do porquê de terem uma parte do corpo diplomático fluente em português de forma a fortalecer a amizade EUA-Portugal. A Conselheira optou pelo Português durante a conversa com os alunos e apenas na parte final de Perguntas/Respostas respondeu em Inglês. Desta forma trabalharam as duas línguas sempre #SIDEBYSIDE


Em seguida fica o texto que a aluna Catarina Silva, do 10º O, da ESRT, escreveu em nome da turma:


“A minha pátria é a língua portuguesa”

No dia cinco de maio de dois mil e vinte, cento e cinquenta e cinco participantes, entre alunos e professores de escolas de norte a sul de Portugal, reuniram-se numa palestra na plataforma Zoom. Assim, celebraram, em conjunto, o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, consagrado pela UNESCO.
A diplomata Krystle Norman foi quem orientou a palestra, abordando, como tema central, a crescente importância da língua portuguesa. Inicialmente, começou por referir que há um interesse cada vez maior por parte dos estudantes americanos em aprender português, impulsionado pela curiosidade de descobrir novas culturas. Krystle elucidou também os participantes acerca da dificuldade de aprender este idioma, mencionando os vários métodos a que recorreu. Por fim, foi proporcionado um momento de interação, em que os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões à diplomata e partilhar ideias, o que contribuiu para o caráter enriquecedor deste momento.
“A minha pátria é a língua portuguesa”, assim escreveu Fernando Pessoa. No célebre dia cinco de maio, esta frase fez mais sentido do que nunca. A língua lusófona faz parte da identidade de mais de duzentos e sessenta milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo, servindo como um instrumento de união e comunicação entre os diferentes povos.  
Para mim, esta palestra foi uma forma interessante de homenagear a nossa língua-mãe, a língua portuguesa. Do mesmo modo, a celebração deste dia vem relembrar-nos da beleza e da grandiosidade de uma língua carregada de história e de emoções. Uma língua que honra o passado, glorifica o presente e espelha o futuro.

5.5.20

"Cântico Negro" de José Régio por Pedro Lamares | Prémio Autores

Para terminar de comemorar o dia mundial da Língua Portuguesa em beleza😉


Dia Mundial da Língua Portuguesa
Em novembro de 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) definiu o dia 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.  É uma língua utilizada por mais de 265 milhões de falantes e é a mais utilizada, ou falada, no Hemisfério Sul. 
O português é língua oficial de nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


Visita o site do Instituto Camões e realiza alguns dos seus inúmeros jogos online, temos a certeza de que vais gostar!