26.11.22

Teatro na escola

     O teatro veio mais uma vez à escola e o texto elaborado pelas alunas Érica Larouca e Beatriz Alves leva-nos, de alguma forma, novamente até ele. O título é bastante original... 


Sermão de Santo António…

aos alunos

  
   Na quinta-feira, dia 17 de novembro, ocorreu na Escola Secundária de Rio Tinto, no auditório grande, uma representação teatral do Sermão de Santo António (aos peixes) sob a forma de um monólogo, tendo esta sido dividida em duas sessões onde compareceram todas as turmas do 11º ano acompanhadas pelos respetivos professores.
  A peça começa com o ator vestido de pescador, envergando o seu impermeável, o seu gorro e as suas galochas, acompanhados do seu guarda-chuva e de uma mochila. De seguida, liberta-se desses utensílios e monta igualmente uma piscina de pequenas dimensões que servirá depois de palco aos peixes. A certo momento, espalha sal pelo chão, o que é algo simbólico da obra que estava a ser representada e a interpretação será, entretanto, enriquecida por efeitos sonoros e por gestos faciais que geram o riso.
  Esta representação teatral durou aproximadamente uma hora, sendo que o ator declamou o Sermão na sua totalidade. A sua interpretação diz-se ter sido cómica e dinâmica, o que foi comprovado pelos aplausos e pelo evidente ânimo da plateia. Assim, o ator foi capaz de criar empatia com o público, captando a sua atenção com facilidade. Este momento incluiu igualmente a participação de alguns alunos que interpretaram o Tobias, o peixe de Tobias e o anjo Rafael, os quais são mencionados no capítulo III do Sermão. No final, houve um breve momento em que os alunos puderam esclarecer as suas dúvidas e curiosidades.
  Esta foi uma apresentação distinta do Sermão, a qual permitiu aos alunos consolidar as informações que já haviam recebido nas aulas da disciplina de Português.

                                                     Érica Larouca e Beatriz Alves, 11ºM

 

Sem comentários: