29.11.21

Reportagem do Dia da Filosofia

Um excelente trabalho realizado pelos nossos alunos!

Dia da Filosofia


     No passado dia 16 de novembro, a turma do 11ºC da Escola Secundária de Rio Tinto preparou uma atividade de reflexão filosófica a dinamizar com os alunos do 9.º D, no âmbito do Dia da Filosofia. 
    A atividade teve início com o visionamento da curta metragem “Cuerdas” que conta a história de Maria e Nicolas, duas crianças que vivem num orfanato. Maria é uma menina divertida e perspicaz enquanto Nicolas é um menino com paralisia cerebral. A história mostra de uma maneira sensível como Maria, ao contrário dos colegas, se aproxima do rapaz incluindo-o nas suas brincadeiras. 
    Após o visionamento da curta metragem, os alunos foram confrontados com o significado da expressão “responsabilidade pelo outro”, à qual associaram palavras como "empatia", "solidariedade", "amizade", "respeito", "humano", entre outras. De seguida, a turma tentou responder a algumas perguntas como, por exemplo, “O que significa ser responsável por alguém?”, “O que levou a Maria a tratar o menino daquela forma?”, “Se estivesses na situação da Maria farias o mesmo?” ou “Devemos ser responsáveis pelos outros?”. 
    "Saudade", "memória", "amigos para sempre" ou "marca para vida" foram algumas das palavras e expressões que os alunos mais jovens associaram ao facto de a Maria ter guardado uma das cordas que usava para brincar com Nicolas. 
     Para finalizar a atividade, a turma do 9º ano foi desafiada a escrever uma frase sobre o tema “Aceita a diferença” em que surgiram frases interessantes como “Não somos todos iguais, mas todos temos o nosso valor”. 

                                          Reportagem realizada por: 
                                         Ana Ferro, Ana Cardoso, Ana Sofia Pereira, Carolina Costa,                                                                   Catarina Cunha, Diogo Loureiro, Francisco Monteiro e Maria Silva.


Sem comentários: