23.1.25

Terá Camões nascido no dia 23 de janeiro há cinco séculos atrás?

  Um soneto e um eclipse solar indicam a data de nascimento de Camõesé este o título de um artigo do jornal Público, do início das Comemorações dos 500 anos do nascimento do Poeta, que dá conta do trabalho de investigação de um grupo de cientistas da Universidade de Coimbra. 


 O soneto é o que se segue, declamado pela Hévora (11.ºE) e pela Tentúgal (11.ºI), do Clube de Leitura e Escrita, junto à figura imponente do autor, colocada precisamente hoje no espaço da Biblioteca.


(O painel com a figura de Camões foi elaborado há cerca de dois anos pelo professor 
Rui Moreira, com a colaboração dos seus alunos, e doado à BE.)
 

21.1.25

As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões - Exposição

 Dedicada às plantas na sua obra poética, a exposição que podem desde já visitar à entrada da Biblioteca insere-se nas Comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões. 


 O projeto expositivo e os textos são da responsabilidade de Ana Margarida Dias da Silva, Maria Teresa Gonçalves e Jorge Paiva, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, e as aguarelas de Ursula Beau (1906-1984), pertença da Sociedade Broteriana.




14.1.25

Sessões de Partilha de Leituras

 Aconteceram nos dias 9 e 10 deste mês, na ESRT e na EBFMSI, respetivamente, Sessões de Partilha de Leituras, organizadas e dinamizadas por elementos do Clube de Leitura e Escrita, mas que envolveram também outros alunos. Participaram as turmas 8.º1, 9.º1, 9.º2, 9.ºA, 10.ºP e 11.ºM, ouvindo ou dando voz às escolhas que livremente fizeram e se propuseram a partilhar, expressiva e confiantemente.  


  Havemos de repetir!