São vários e diversos os trabalhos expostos na nossa Biblioteca, e na Learning Street, alusivos ao Halloween. A Biblioteca enriquecida com a arte dos alunos do 3.º ciclo (nas disciplinas de Língua estrangeira) e do secundário, do ensino regular (10.ºQ, na disciplina de Espanhol) e do curso de Técnico de Turismo (1.ºTT), bem como alunos que frequentam o CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem).
Workshop “Yayoi Kusama e as abóboras”
(A professora Adelina Martins apresentou
a obra de Yayoi Kusama e desafiou os alunos a criarem a sua própria abóbora, explorando os elementos da linguagem plástica como o ponto, a linha, a forma, a textura e cor. Técnicas a trabalhar: o lápis de cor, marcador, guache e
colagem.)
Sob a coordenação das professoras Paula Vicente e Rosário Melo, o Concurso de Poesia "Windows of the Heart" está de volta.
PARTICIPA!
Destinatários
Alunos do ensino secundário
do Agrupamento de Escolas de Rio
Tinto nº3
Momentos de
realização
Outubro – Divulgação do
concurso
26 de janeiro – Data limite
para recolha de poemas
Até 22 de março – Avaliação
dos poemas pelo júri
Abril – Divulgação dos
resultados
Exposição dos poemas
vencedores na Biblioteca Escolar
Regulamento
1.Os poemas devem vir dentro de um sobrescrito identificado com pseudónimo. Dentro de um envelope mais pequeno, incluído no sobrescrito maior, deve constar toda a identificação (pseudónimo, nome, idade, ano e turma que o aluno frequenta).
2.O autor deve fazer acompanhar o(s) seu(s) poema(s) com uma declaração de autorização de publicação (Eu,......, autorizo que o(s) meu(s) poema(s) seja(m) publicado(s) na coletânea “Open the Window”, seguindo-se a assinatura).
3.O tema é livre e os poemas deverão ser escritos em inglês.
4.Os trabalhos serão selecionados por um júri constituído por elementos do Grupo de Línguas.
O júri reserva-se o direito de corrigir eventuais falhas ortográficas, sintáticas ou de pontuação, comprometendo-se, contudo, a não desvirtuar semanticamente os trabalhos.
5.Os trabalhos devem ser entregues até ao final do 1º semestre na Biblioteca Escolar ou ao professor da disciplina de Inglês.
6.Os trabalhos premiados serão expostos na Biblioteca Escolar.
Foi na passada terça-feira que tivemos a honra de receber na Biblioteca a visita do autor Mário Cláudio, "Autor do Mês", que nos deixou um autógrafo numa das suas obras disponíveis.
Neste Dia da Biblioteca Escolar, partilhamos a curta-metragem "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" e nosso Cores com Texto comemorativo do MIBE 2023, com um excerto do texto "Bibliotecas", de Valter Hugo Mãe, e a imagem do cartaz elaborado para o efeito. EXCELENTES LEITURAS!
As BIBLIOTECAS deviam ser declaradas da família dos aeroportos, porque são lugares de partir e de chegar. Os livros são parentes diretos dos aviões, dos tapetes-voadores ou dos pássaros.
O leitor muda para o outro lado do mundo ou para outro MUNDO, do avesso da realidade até ao avesso do tempo.
As bibliotecas só aparentemente são CASASsossegadas. Porque elas são como festas ou batalhas contínuas e soam canções ou trombetas a cada instante.
Podemos pensar que abrir e fechar um livro é obrigá-lo a pestanejar, mas dentro de um livro nunca se faz escuro. Os LIVROS querem sempre ver e estão sempre a contar. Vão saber esperar até que alguém os abra. Até que alguém se encoraje, esfaime, amadureça, reclame o direito de seguir maior VIAGEM. Os livros gostam de pessoas que nunca pegaram neles, porque têm surpresas para elas e divertem-se com isso. Os livros divertem-se muito.
As pessoas que se tornam leitoras ficam logo mais espertas, até andam três centímetros mais altas, que é efeito de um orgulho saudável de estarem a fazer a coisa certa. LERlivros é uma coisa muito certa. As pessoas percebem isso imediatamente. E os livros não têm vertigens. Eles gostam das pessoas baixas e gostam de pessoas que ficam mais altas.
Depois da LEITURA de muitos livros pode ficar-se com uma inteligência admirável e a cabeça acende como se tivesse uma lâmpada dentro. É muito engraçado. Às vezes, os leitores são tão obstinados com a leitura que nem se lembram de usar candeeiros de verdade. Tentam ler só com a LUZprópria dos olhos, colocam o livro perto do nariz como se estivesse a cheirar.
Devemos sempre lembrar que LER É ESPERAR POR MELHOR.
É já na próxima terça-feira, dia 24, que o reconhecido autor português Mário Cláudio vem à nossa escola para uma sessão que se prevê memorável. Na Biblioteca, já podem visitar a pequena exposição a este autor dedicada, com alguma informação e a bibliografia disponibilizada.
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Na montra da nossa Biblioteca já figura o tema deste ano, alguns trabalhos bastante criativos e sugestões que procuram despertar a imaginação, enquanto cá dentro a BE se apresenta aos novos alunos.