Alguns alunos com medidas adicionais construíram, no Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Esc. Sec. Rio Tinto, um tabuleiro adaptado para a realização do Jogo do Moinho. A ideia nasceu a partir de uma formação do Projeto CenturiumÒ, uma Plataforma de Jogos Romanos de Tabuleiro que aposta na gamificação para o envolvimento dos alunos e promover a flexibilização curricular. Nessa formação participaram docentes de vários grupos disciplinares do AERT3.
A construção do tabuleiro, adaptado a partir de uma caixa de vinho do Porto foi orientada pelos professores de Educação Especial Lurdes Vieira, Helena Pereira e Rui Silva e permitiu maximizar o trabalho de diferentes competências (escrever, ler, recortar, colar) e cruzar conhecimentos de diversas áreas (matemática, leitura, escrita, história) ao serviço do mesmo objetivo final, o tabuleiro.
O docente Rui Silva (CAA) materializou num vídeo a expressão dessa mobilização de conhecimentos e competências levada a cabo por diferentes alunos e professores, tendo-o submetido ao Concurso “O Melhor Tabuleiro de Jogo”. Este trabalho é representante do nosso Agrupamento de Escolas no contexto do Programa CenturiumÒ MMXXI, em que participam Escolas dos Concelhos do Porto, Braga, Vila Real e Gondomar.